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Cinco passos para uma meta

Qualidade Simples

09 mar

 

Você decide ir ao cinema.

Sai de casa e, quando percebe, imerso em seus pensamentos, está fazendo o caminho convencional para ir ao trabalho – que, por sinal, é diametralmente oposto.

Depois de enfrentar um belo trânsito, acerta o passo e chega ao shopping.

Vasculha os três pisos de estacionamento para obter uma vaga. Logo mais, encontra uma agradável fila para comprar os ingressos.

Na boca do caixa descobre que a sessão está esgotada. A próxima, somente em duas horas e quinze minutos.


Esta situação acontece na vida de qualquer um e por isso mesmo achei interessante compartilhar.

O que foi relatado acima foi pura falta de planejamento e consequentemente a ausência de metas definidas, o que resultou em: 

  • perda de tempo e gasto maior de combustível pelo desvio da rota;
  • estresse no estacionamento que neste horário já estava lotado;
  • espera na fila da bilheteria, enquanto isso o filme já havia começado.
  • frustração (sessão esgotada) e mais duas horas e quinze minutos de espera.
  • reclamação ao ouvir a esposa/namorada ou acompanhante repetindo “se tivesse me ouvido” etc.

O mesmo mal que afetou o sujeito em questão, afeta profissionais e empresas no mundo corporativo: a ausência de metas definidas.
Tom Coelho, colunista do Portal Competência aponta que uma meta, qualquer seja ela, só pode ser assim conceituada quando traçada segundo cinco variáveis.

Sua meta deve ser quantificável, tornando-se objetiva, palpável.

1. Especificidade:

Seu objetivo deve ser muito bem definido. Assim, é inútil declamar aos quatro cantos do mundo: “Quero trabalhar na multinacional ABC Ltda”. Desculpe-me pela franqueza, masacho que você não será contratado a menos que pense: “Vou trabalhar como gerente comercial, na divisão alfa, da companhia ABC Ltda., atuando na coordenação e desenvolvimento de equipes de vendas para a região sul”. Em outras palavras, quanto mais específica for a definição de seu propósito, mais direcionado estará seu caminho.

2. Mensurabilidade:

Sua meta deve ser quantificável, tornando-se objetiva, palpável. Em nosso exemplo anterior, você teria que definir, por exemplo, a faixa de remuneração desejada. Outra situação bem ilustrativa desta variável é a aquisição de bens materiais. “Pretendo comprar um carro”, é um desejo. “Vou comprar um veículo da marca XYZ, modelo beta, com motor 2.0, dotado dos seguintes opcionais (relacioná-los) e com valor estimado de R$ 30.000,00”, é uma quase-meta.

3. Exequibilidade:

Uma meta tem que ser alcançável, possível, viável. Voltando ao exemplo inicial, o objetivo de integrar o quadro da companhia ABC como gerente comercial não será alcançável se você tiver uma formação acadêmica deficiente, experiência profissional incompatível com o perfil do cargo e dificuldades de relacionamento interpessoal.

4. Relevância:

A meta tem que ser importante, significativa, desafiadora. Você decide como meta anual elevar o faturamento de seu departamento em 5% acima da inflação. Entretanto, seu mercado está aquecido e este foi o índice definido – e atingido – nos últimos dois anos. Logo, é preciso ousadia e coragem para determinar um percentual superior a este, capaz de motivar a equipe em busca do resultado. Lembre-se de que o bom não é bom onde o ótimo é esperado.

5. Tempo:

Finalmente, o aspecto mais negligenciado: Muitas metas são bem específicas, mensuráveis, possíveis e importantes, porém não definidas em um horizonte de tempo. Aquela oportunidade de negócio tem que ser concretizada até uma data limite. Determinada reunião deve ocorrer entre oito e nove horas, etc.
Siga as dicas de Tom Coelho na sua empresa e confira as próximas estreias no cinema: bom entretenimento!

http://www.filmesdecinema.com.br/filmes-cartaz/ 

Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 países. É autor de “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, pela editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros.

Artigo do Blog Qualidade Simples.

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